sábado, 26 de fevereiro de 2011

A viagem de João - Odisséia Parte 1

- Tem saída pra Búzios amanhã? Quero correr linha.
-Tem sim. E você pode ir. Você irá com o Guia Roberto.
Pronto. Ali foi o ponto de partida pra minha viagem rumo à loucura. Para quem não me conhece, me chamo Tauan e estou trabalhando como Guia de Turismo e, nesse meio, correr linha significa fazer estágio, um treinamento. O objetivo desse trabalho é conhecer o roteiro,como funcionam as coisas no destino. Destino meu que já estava traçado.
Búzios. Búzios. Búzios. Búzios... Um destino interessante. Comecei a ler um pouco pra não chegar lá sem saber nada. Brigitte Bardot. Emancipação em 85. Rua das Pedras. Mapas. Ok, estava pronto pra encarar o “desconhecido”.
Como combinado, às 6:50 da manhã eu estava lá no Marina Palace, ponto de encontro. Peguei as informações sobre onde pegar os passageiros e os horários e já comecei a me desesperar. O primeiro passageiro deveria ser pego 7:20. Era 7:10 quando Roberto chegou. Baixa estatura, óculos dourados, cabeça chata com algumas falhas capilares, camisa polo branco com listras azuis, bermuda cáqui cheia de bolsos (aliás, já notaram como Guias adoram bolsos? Nem vou citar aqueles que usam colotes que mais parecem de pescador), e parei de reparar nas primeiras palavras de Roberto...
-Bom dia! Eu me atrasei um pouquinho mas está tudo bem. Vai dar tudo certo, não vai?
TREMI. Nem ele sabia. Concordei e fomos analisar aonde ir, uma vez que precisávamos decidir quem nós buscaríamos e quem Val (auxiliar) iria buscar com sua van. Enquanto esperávamos descobrimos que alguns passageiros já haviam sido pegos, por Isidro (outro motorista auxiliar). Tudo bem. Tudo bem? Já era 7:22 e não havíamos nos movidos.
“Vocês ainda estão parados ? Como assim ? Vai logo buscar os passageiros!” Gritou a chefe do outro lado da linha. Enfim, pra minha alegria (ou desgraça), partimos. No segundo segundo dentro do ônibus eu tive o primeiro contato com o nome o qual intitula a saga.
-João, você já fez isso antes? Eu trabalho como guia há pouco tempo também, sabe?
-Meu nome é Tauan. Prazer.
-Ahh, desculpe. É que eu já trabalhei com um João.
Chegamos no primeiro hotel. Não me lembro o nome ou numero de passageiros. Mas lembro de Roberto acenando de dentro do bus para pessoas do lado de fora do ônibus. Achei q fossem parentes, conhecidos ou algo do gênero, mas não. Ele queria chamar os desconhecidos. Nessa hora eu parei, incrédulo. Não tive a oportunidade de ver minha face, mas acredito que estava pálido, com lábios roxos e olhos saltando das órbitas como se tivesse acabado de ver um fantasma. Me recuperei rapidamente pois tempo estava passando e já estávamos atrasados. Ali tive que começar o trabalho, ou não daria certo. Não sou melhor que ninguém, mas nesse caso eu estava mais preparado.

Um comentário:

  1. Fico ansioso para saber como tudo isso vai termina q venha partes 2,3,4 e 5 \0/ Voce escreve super bem da pra imaginar tudo ate a sua cara de assustado ^^ mas muito bem E belo trabalho Do seu JA fã numero 1° (aaaa bgd taU)!

    ResponderExcluir